quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Programa de Resgate e Salvamento da Ictiofauna tem indíce de mortandade zero de peixes

O Programa de Resgate e Salvamento da Ictiofauna, um dos 33 programas da Usina Hidrelétrica Jirau, alcançou indíce de mortandade zero de peixes em todas as quatro etapas realizadas, desde maio de 2009 até outubro de 2010. Neste período foram resgatados 313.164 peixes.

Pescadas, mandubés, mandis, branquinhas, papudas, sardinhas, cascudos, bodós, curimatãs e curimbas despontam como os mais capturados durante os resgates, que envolveram mais de 100 profissionais das áreas de Engenharia e Meio Ambiente, entre biólogos, pescadores, barqueiros, técnicos de segurança e pessoal de apoio.

O êxito do programa se deve a um planejamento detalhado, uma equipe preparada, o uso de tecnologia e o monitoramento dos parâmetros limnológicos, que incluem observação do nível de oxigênio, temperatura, turbidez (falta de transparência) da água e profundidade.

Os resgates foram feitos em áreas ensecadas formadas por pequenas barragens provisórias, construídas para desviar o rio quando é necessário edificar alguma estrutura do empreendimento, como a barragem, a casa de força ou o vertedouro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário